30 março 2013

Boneca Kokeshi

Apesar de ser fim de semana de Páscoa  há sempre um tempinho para produzir alguma novidade, e desta vez foi uma bonequinha, conhecida como kokeshi doll.

Originárias do norte do Japão por volta de 1600, acredita-se que tenham sido criadas como souvenir para turistas.
São bonequinhas de madeira compostas de duas partes: tronco, sempre colorido e estampado com flores e cabeça, onde é colocado algum adereço. Não possuem braços, mas algumas têm as mangas de um quimono. Os rostos são pintados com traços bem delicados e suaves, remetendo-nos à imagem de antigas gueixas japonesas. 

Num país tão tradicional como o Japão onde são guardados mistérios sobre as suas tradições. As kokeshis não são excepção e estão cercadas de inúmeras lendas...

Dependendo da região do país onde são produzidas, as bonecas podem ser tradicionais ou modernas. As tradicionais obedecem às regras de manufactura, e não têm muita variação de cores ou formas. Já as modernas – que também são chamadas de criativas – têm traços mais alegres e o corpo pintado de qualquer cor. 

É nas kokeshi modernas que quero incluir e apresentar a minha mais recente criação. Podem ser porta-chaves, enfeites ou simplesmente uma companhia para a sua secretária :)



As cores também têm os seus significados, conheça-os e escolha a cor da sua kokeshi.

Amarelo – alegria
Azul – inteligência
Rosa – delicadeza
Lilás – beleza
Vermelho – sucesso
Verde – liberdade
Branco – tranquilidade
Preto – modernidade

Oferecer uma Kokeshi a alguém, significa desejar sorte, felicidade e prosperidade.

Informações e encomendas por e-mail trocaseretrocas@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por deixar um comentário!